INAUGURADA CASA DE ACOLHIMENTO SÃO NICOLAU

• A Casa de Acolhimento e resultado da criação do Consórcio Intermunicipal do Serviço Socioassistencial de Alta Complexidade (Cisaca).

Assunto: Gabinete  |   Publicado em: 20/01/2019 às 18:41   |   Imprimir

Na manhã deste domingo, 20 de janeiro, foi inaugurado a Casa de Acolhimento São Nicolau, que irá acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A Casa de Acolhimento e resultado da criação do Consórcio Intermunicipal do Serviço Socioassistencial de Alta Complexidade (Cisaca), formado pelos municípios de Roque Gonzales, Salvador das Missões, São Pedro do Butiá, Cerro Largo e Guarani das Missões, o Consórcio terá por finalidade a instituição do Serviço de Acolhimento Institucional, na modalidade de Abrigo Institucional para atender crianças e adolescentes em situação de abandono, negligência, destituição do poder familiar, ameaça e violação de seus direitos fundamentais, conforme estabelecem os artigos 90, 92, 93, e 101, da Lei Federal n° 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).  Após a criação o consórcio firmou-se o Termo de Colaboração com a fundação São Padre Pio de Pietrelcina, que administrará o local por meio de um grupo de missionários da Igreja Católica.

A programação de inauguração, teve início com a missa realizada pelo padre George, da fundação São Padre Pio, e na sequencia convidou a todos a visitarem a instalações da Casa de Acolhimento.

Com grande público, a cerimônia de inauguração teve continuidade com o descerramento da placa pelo prefeitos participantes do consorcio, padre George realizou a benção das instalações, e os presentes foram convidados a conhecer as instalações da Casa de Acolhimento.

A programação de inauguração teve continuidade com uma almoço, e apresentações artísticas, onde toda arrecadação do evento, foi revertida para Casa de Acolhimento.

A Casa de Acolhimento São Nicolau, está localizada na Comunidade da Vila Caraguatá, em Salvador das Missões, com capacidade para receber 20 crianças, com idade de 0 a 18 anos. Para a realização as atividades, a entidade conta hoje com uma equipe de 10 funcionários. A direção da Casa de Acolhimento São Nicolau é composta pelos prefeitos participantes do consorcio ficando assim formada: presidente do consórcio é o prefeito de Salvador das Missões, Daniel Gorski, com a vice-presidência ocupada pelo prefeito de Roque Gonzales, João Schereen Haas, o 1º secretário é o prefeito Valter Hatwig Spies de Cerro Largo, o 2º secretário o prefeito Jerônimo Jaskulski de Guarani das Missões e o 1º tesoureiro é o prefeito Martinho Berwanger de São Pedro do Butiá.