PREFEITO PARTICIPA DA 2°POMERFEST - FESTA DA CULTURA POMERANA

• A 2°POMERFEST contou com a participação de aproximadamente 700 pessoas, que com muita alegria e diversão fortalecem a cultura pomerana no estado.

Assunto: Gabinete  |   Publicado em: 20/01/2019 às 17:38   |   Imprimir

A segunda edição da POMERFEST movimentou o distrito de Dona Otília, Roque Gonzales, neste final de semana, com caravana vindo de Marechal Candido Rondon do Paraná e as caravanas gaúchas das cidades Camaquã, Canguçu, Pelotas, São Lourenço do Sul, foi uma final de semana de fortalecer a cultura Pomerana, que foi muito importante para colonização do Rio Grande do Sul.

A imigração da Pomerânia, uma região que hoje não existe mais, que ficava na antiga Prússia, para o Brasil, no início da segunda metade do século XIX, numa época em que a Europa atravessava grandes dificuldades, fez com que os Pomeranos, se lançassem ao mar para fugir da guerra e da pobreza. Mais de 150 anos se passaram desde que os primeiros imigrantes pomeranos aqui chegaram, e muitas realizações foram feitas e transformações sofridas por esse povo trabalhador e corajoso. Fica evidente a importância que esse tipo de obra desempenha na preservação da História, da Cultura e da Tradição do Povo Pomerano. No Rio Grande do Sul, os primeiros imigrantes foram para a região onde hoje é o município de São Lourenço do Sul, e depois se espalharam por todas as regiões do estado.

E para comemorar essa cultura e tradições, e realizada a POMERFEST, que iniciou a programação no sábado, onde os participantes foram recebidos com um almoço no Salão Comunitário da Comunidade Martin Luther, em Dona Otília, logo após foi realizada Oficina de danças, palestra Cultura pomerana e teatro/ trocas de experiência, coordenada por Nilza Tessmann Castro Diretora de Turismo, e Coordenadora do Movimento Pomerano de Camaquã, e palestra com a professora Rosangela Seling sobre a história pomerana.

Na manhã de domingo foi realizado Culto Ecumênico, com pastores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB e Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB, realizada na língua pomerana.

Na sequencia o pastor Roberto Schulz, convidou a todos para se acompanhar até afrente da subprefeitura, onde foi inaugurado o “Bosque Pomerano”, um local onde quem estiver passando pelo local, pode parar descansa, e ter um local para descansar e meditar, e aproveitando a natureza a volta do local.

Durante a inauguração, o prefeito Joao Scheeren Haas, destacou a importância imigração pomerana para região, e ressaltou que a cultura trazida até os dias de hoje estão presentes na comunidade. Também falou que juntamente com o pastor Roberto, se estuda a criação da “Rota Pomerana”, que busca criar um roteiro nos municípios com comunidades pomeranas, “Estamos elaborando a criação da rota pomerana, quer irá desenvolver o turismo rural nos municípios, e divulgar uma cultura tão importante para formação da nossa região missioneira.”, destaca o prefeito João Scheeren Haas.

Logo após todos participaram do almoço. No início da tarde foi apresentado um pouco mais da história pomerana onde foi apresentada roupas da época, e dança típica pomerana, a festividade teve continuidade com sarau dançante.