MUSEU CASA DE MEMÓRIA CONTARÁ HISTORIA DOS MUNICÍPIOS ALAGADOS PELA UHE PASSO SÃO JOÃO

• O museu Casa de Memória, que será instalado no antigo casarão da família Grings

Assunto: Gabinete  |   Publicado em: 28/07/2018 às 10:15   |   Imprimir

Na tarde do dia 04 de julho, o prefeito João Scheeren Haas esteve reunido em seu gabinete com equipe da Eletrosul para tratar sobre a implantação do Museu Memorial, que busca reunir um acervo com peças das áreas alagadas de São Luiz Gonzaga, Roque Gonzales, Dezesseis de Novembro, Rolador e São Pedro do Butiá.

O museu Casa de Memória, que será instalado no antigo casarão da família Grings, a qual foi reformada pela Eletrosul, e foram mantidos os padrões arquitetônicos da época de sua construção, terá a missão de levar aos visitantes objetos que possuem a história das  regiões alagadas.

Esteve presentes na reunião, o coordenador do Conselho Regional da Museologia - 4ª Região, João Alberto Hengen, o qual irá auxiliar na escolha, além de catalogar, parte do acervo que será transferido do Museu Municipal para o Museu Regional Casa da Memória. O restante das peças que estão no Museu Municipal, ficará como acervo da história de Roque Gonzales.

Durante a ocasião, ficou agendado para dia 08 de agosto de 2018,  o encontro com a presença dos municípios atingidos pela UHE Passo São João, para ser  redigida e assinada a Ata de Criação do Museu.

A Eletrosul informou que irá realizar pequenos reparos na edificação para viabilizar a ocupação e abertura do espaço, considerando que a casa encontra-se fechada há dois anos, e neste tempo esteve sujeita a intempéries. Informa também que ficarão responsáveis pelo planejamento e execução destas melhorias.

Ao final da reunião ficou sugerido a data de 07 de novembro de 2018, para inauguração do Museu Regional Casa da Memória, data que poderá ser alterada.

“O museu contará a história não só de Roque Gonzales, mas dos municípios alagados pela Usina Passo São João. Agradecemos a Eletrosul e aos demais municípios pelos esforços para implantação do museu e assim vamos em busca da preservação da nossa história ”, ressalta o prefeito João Scheeren Haas.