Roque Gonzales receberá a 84ª Corrida Do Fogo Simbólico Da Pátria

A Cerimônia da chegada da Centelha do Fogo Simbólico da Pátria em Roque Gonzales será na próxima terça-feira, 17 de agosto, na Praça Tiradentes.

O Fogo Simbólico da Pátria representa o saber e o conhecimento, resgata senso cívico e o orgulho de ser brasileiro. A atividade, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, contará com a receptividade junto ao trevo de acesso à cidade, a partir das 8h. A caminhada segue em direção ao Palanque municipal, com o ato do acendimento, e após, a Secretária de Educação, Mirian Barcelos fará uma breve homenagem aos pracinhas de Roque Gonzales que participaram da 2ª Guerra Mundial.

A história do “Fogo Simbólico da Pátria” possui início no ano de 1937, por meio de um grupo de patriotas no Rio Grande do Sul, que escolheu como símbolo o fogo, a fim de representar o ardor cívico de seu povo. A ideia foi proposta à Liga de Defesa Nacional, sendo recebida com entusiasmo e complementada com o fator de que o “Fogo Simbólico da Pátria” necessitaria percorrer o Território Nacional, em uma corrida de revezamento titulada de “Corrida do Fogo Simbólico”.