ENTREGA DO DOCUMENTO ORIENTADOR DO TERRITÓRIO MUNICIPAL

• É um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais.

Assunto: Educação  |   Publicado em: 29/12/2020 às 16:28   |   Imprimir

Na manhã desta terça-feira, dia 29 de dezembro, no Auditório da Casa de Cultura, com a presença do Prefeito Municipal João Scheeren Haas e a Primeira-dama, das direções das Escolas Municipais e Estaduais, Presidente do Conselho Municipal de Educação, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo promoveu a entrega do Documento Orientador do Território Municipal de Roque Gonzales. Este documento foi construído a partir da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e Plano Nacional de Educação, da Base Nacional Comum curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) cujos fundamentos pedagógicos consistem no desenvolvimento de competências e no compromisso da educação integral.

O Documento orientador do Território Municipal de Roque Gonzales (DOTM) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica. O Referencial Curricular Gaúcho, documento elaborado em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME/RS) e o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), é o documento norteador deste Documento Orientador do Território Municipal e, em conjunto, ambos serão os elementos basilares dos currículos das escolas roque-gonzalense a partir de 2020. As mudanças, que seguem as diretrizes da BNCC, RCG, e DOTM, valerão para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O Ministério da Educação, conforme estabelecido no processo de implementação da BNCC, definiu que ao longo do ano de 2019 caberia aos municípios a elaboração dos seus documentos orientadores, considerando o território. Além disso, este processo implicará na adequação dos Planos de Estudos, Projetos Político-Pedagógicos e dos Regimentos Escolares.

Através do aprimoramento da Base Curricular é fundamental que Roque Gonzales se consolide, cada vez mais, como um referencial educacional na região. Este trabalho é coletivo, democrático, em prol da educação em nosso município. Um trabalho de excelência para termos o nosso referencial, elaborado pelos nossos professores, através da visão da nossa realidade. Para a Elaboração do Documento Orientador Municipal, reuniões mensais foram promovidas com a coordenação de mediadores em cada área do conhecimento, havendo troca de informações e a construção do documento introdutório orientador do município.

Na oportunidade, também foi entregue o Relatório da Mantenedora ao Conselho Municipal de Educação representado pela Presidente Cibele Machado para que o mesmo tenha a validação do corrente ano letivo devido as atividades escolares não presenciais.

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo agradece ao Prefeito João Haas pelo apoio às iniciativas relativas à educação. E também deixa seu reconhecimento pelo empenho do Conselho Municipal de Educação juntamente com as Comissões de organização pela dedicação e colaboração em todo o processo de construção deste documento, durante o ano de 2019 e 2020.

Prefeito João Haas encerrou o encontro destacando a importância deste documento, o qual está disponível para toda comunidade escolar. E fez seu agradecimento aos diretores pelo trabalho desenvolvido nas escolas, juntamente com os professores e funcionários e desejou a todos um Próspero Ano Novo.