REALIZADA REUNIÃO DO CENTRO DE OPERAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE - COE

• O COE foi baseado na necessidade de se estabelecer um plano de resposta e uma estratégia de acompanhamento e suporte aos casos confirmados e suspeitos

Assunto: Educação  |   Publicado em: 28/07/2020 às 18:24   |   Imprimir

No dia 23 de julho, na Casa de Cultura Nelson Hoffmann reuniram-se os membros do Centro de Operação de Emergência em Saúde - COE, para discutir ações de controlar e acompanhar o Coronavírus – COVID-19.

Criado através da portaria nº10919/2020, o COE foi baseado na necessidade de se estabelecer um plano de resposta e uma estratégia de acompanhamento e suporte aos casos confirmados e suspeitos. O centro irá utilizar-se do emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, integram o COE funcionários municipais da área da saúde, administração, educação e fiscalização além do Conselho Tutelar

Também participaram da reunião integrantes do Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação - COE-E, dispondo sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle ao novo Coronavírus (COVID-19) a serem adotadas por todas as Instituições de Ensino, composto pela direção da escola, representante do Círculo de Pais e Mestre – CPM ou Conselho Escolar e um funcionário da área de higienização.

Na oportunidade o Secretário Municipal de Educação Cultura e Turismo Tiarles Wust apresentou a importância da criação do COE-Municipal, suas atribuições, em conformidade com o Plano de Contingência Estadual, ações no âmbito das Instituições de Ensino com o objetivo de controlar e acompanhar o avanço do novo Coronavírus- COVID-19.

Também foi realizada a leitura e debatido Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS Nº 01/2020, dispõe sobre medidas de prevenção, monitoramento e controle ao novo Coronavírus (COVIS-19) a serem adotadas por todas as Instituições de Ensino no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, o Decreto Nº55.292/2020, que estabelece as normas aplicáveis às Instituições e estabelecimento de ensino situados em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul, conforme as medidas de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus de que trata o Decreto Nº 55./2020,  que institui o Sistema de Distanciamento Controlado e dá outras providências.

Os integrantes do COE apresentaram algumas dificuldades no cumprimento das ações, estabelecidas pelo Plano de Contingencia para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de COVID-19, levando em consideração a constante higienização de todos os espaços, falta de sala de isolamento. O grupo propôs encontrar soluções para tais situações, dando início ao planejamento dos espaços e instalação dos EPIs de segurança, mesmo não sabendo o momento de retorno das atividades presenciais.

O Secretário Municipal de Educação, Cultura e Turismo Tiarles Wust destaca que a criação do Centro de Operações de Emergência – COE, faz parte das medidas recomendadas pelo Governo do Estado e pelo próprio Ministério da Saúde. “Essa medida integra as ações que são feitas quando há contingência, situação que merece tratamento especial. Este COE reúne setores ligados ao coronavírus para a sistematização das ações, de forma que os membros do comitê possam se reunir para tomar decisões estratégicas”, pontuou o secretário Tiarles Wust.

As portarias com a indicação dos membros está disponível no link  https://www.roquegonzales.rs.gov.br/site/leis/72835-port