Fogo Simbólico chega em Roque Gonzales

Uma longa tradição gaúcha, voltou a marcar história em Roque Gonzales na manhã desta terça-feira (17). A 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria deu sua parada no município, onde uma cerimônia realizada no Palanque da Praça Tiradentes, marcou a apresentação da Centelha do Fogo Simbólico e o acendimento da Pira. O Desfile de 7 de Setembro não será realizado neste ano.

O ato contou com a presença do Prefeito municipal Fernando Machry, Sargento do Canto da Brigada Militar do município, vereador Iraci Damke Luft representando a Câmara de Vereadores, secretários municipais, diretores de escolas da rede municipal, Sr. Guido Hentz representando a patronagem do CTG Sentinelas da Cascata e demais presentes da comunidade.

Além do hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município, foi realizada a apresentação da Centelha pelo Sargento do Comando Rodoviário, Sr. Vanderlei Pedroso e o posterior acendimento da Pira pelo prefeito municipal. Uma explicação histórica, por parte do coordenador responsável pela equipe de condução da centelha da Liga de Defesa Nacional, Sr. Gilmar Souza Chagas, referente à tradição Corrida do Fogo Simbólico. A Secretária Municipal de Educação, Mirian Barcelos fez uma breve homenagem aos pracinhas de Roque Gonzales que participaram da 2ª Guerra Mundial. Completou o cerimonial, o canto do Hino Riograndense com o músico Tiago Osmar Munchen. O prefeito municipal, Fernando Mattes Machry, resumiu a importância do momento. “Este ato ocorre no coração da cidade. Melhor lugar não há para recebermos esse fogo simbólico. Aqui está a esperança, aqui está a fé. Aqui projetamos o futuro, mas já aqui fazemos o presente na tarefa de, com boas relações, mantermos a ordem para que possamos caminharmos juntos rumo ao maior desenvolvimento de nosso município, Estado e País.”

Em 2021, os temas nacional e regional foram mantidos iguais aos abordados em 2020, respectivamente o Hino Nacional Brasileiro e a participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial.